O fonoaudiólogo atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológica na área da comunicação oral, escrita e audição, assim como nas alterações e aperfeiçoamento dos padrões da fala e da voz.
A intervenção fonoaudiológica no desempenho de habilidades da estrutura da comunicação é fundamental para o bom desenvolvimento das relações humanas. O fonoaudiólogo avalia, previne, diagnostica e trata distúrbios como atraso de linguagem, troca de sons na fala e letras na escrita, gagueira, de aprendizagem, crianças com síndromes e pessoas que foram vítimas de acidentes ou derrames.
Na área da audição, o fonoaudiólogo elabora e acompanha projetos que visam à prevenção e promoção da saúde auditiva, realizando testes auditivos e elaborando programas de redução de ruído em empresas. É nesta área que também são realizadas as terapias de habituação para pessoas que utilizam aparelho auditivo.
A Motricidade Orofacial é a especialidade em que o fonoaudiólogo habilita/reabilita as funções relacionadas à respiração, sucção, mastigação, deglutição (ato de engolir), expressão facial e articulação da fala. Estão incluídas nessa área as pessoas que: respiram pela boca; têm paralisia facial; dificuldade em abrir a boca; posição incorreta de língua utiliza aparelho ortodôntico; roncadores; com rugas de expressão ou dificuldade de deglutir (engolir), dentre outros. Nessa área, o fonoaudiólogo trabalha ainda na estimulação de bebês prematuros e orientação quanto à amamentação.